quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Plano de aula

PLANO DE AULA

Tema: Resistores
Conteúdo específico: Resistência elétrica e 1ª Lei de Ohm.
Conhecimentos prévios: corrente elétrica e diferença de potencial.
Série: 3° Ano

1. Objetivos da atividade:
Conceituar resistor e resistência;
Enunciar a 1ª Lei de Ohm
Analisar a 1a Lei de Ohm;
Calcular resistência elétrica;

2. Desenvolvimento da atividade

Todos os conceitos abaixo citados serão apresentados através de slides, com auxilio do data show.

2.1. Problematização inicial

A aula será iniciada com uma breve exposição do conteúdo relacionando com o cotidiano. Como argumentos motivadores desta aula serão feitos alguns questionamentos como: O que é resistência elétrica? Onde poderemos empregar esses conceitos que iremos abordar? O que é resistor? O que é efeito Joule? Quais aparelhos se verificam o efeito Joule?

2.2. Organização do conhecimento

Para começarmos a construção deste novo conhecimento, será compartilhado um texto com breve relato da biografia de Georg Simon Ohm. Em seguida, passar-se-á a conceituar resistor e efeito joule. “Nos condutores que a corrente elétrica percorre faz com que pelo menos uma parte da energia elétrica se transforme em energia térmica ( efeito Joule) e que o material condutor irá oferecer uma certa resistência à passagem da corrente elétrica”.
Em seguida, será exposto o enunciado da 1ª Lei de Ohm e o conceito resistência elétrica R, assim como formulá-la pela expressão: R= U/i
Sendo que sua unidade de medida é ohm (símbolo Ω).
Serão expostos alguns exemplos de gráficos que representam resistores ôhmicos e exemplos de aparelhos que se relaciona com o conteúdo, como: aquecedor de ambiente, ferro elétrico, torradeira de pão, o chuveiro elétrico, etc. Para terminar realizar-se-ão alguns exemplos de cálculos envolvendo as fórmulas estudas nesta aula.
2.3. Aplicação do conhecimento

Após o entendimento do aluno quanto ao conceito de resistor, iremos mostrar a eles que existem os resistores ôhmicos e os não-ôhmicos, apresentando assim, a eles a Lei de Ohm na qual se diz que: Mantida a temperatura constante, nos resistores ôhmicos, a ddp U é diretamente proporcional à intensidade de corrente i. A constante de proporcionalidade é a resistência elétrica R do resistor.
E os resistores para os quais não é válida a lei de Ohm, são denominados resistores não-ôhmicos.
A essa altura, considerando que os alunos já têm entendido os principais conceitos, procede-se a um debate sobre as principais aplicações desses conceitos. Para tal, podemos dispor-nos de recursos midiáticos como o objeto de aprendizagem do RIVED no qual o aluno terá a oportunidade de aplicar fórmulas matemáticas para calcular a resistência de diversos materiais. Esse objeto será disponibilizado para os alunos apenas através do data show pois nossa escola está sem laboratório de informática.


Ação realizada pelos alunos:
Será proposto aos alunos a realização de um experimento onde mesmos poderão verificar os conceitos de resistência, os alunos deverão alem de realizar o experimento, utilizar um recurso midiático, no caso eles iram filmar e através da filmagem apresentar o experimento em sala de aula, expondo os conceitos trabalhados no mesmo.













SIMULAÇÕES E SOFTWARE
Simulações Ludoteca

Lei de Ohm

Verifique a lei de Omh com auxílio de um multímetro, um reostato e vários resistores, .
_leideohm26275.flash.swf


Descrição
A lei de Ohm estabelece a relação entre a corrente que passa por um resistor e a tensão aplicada ao mesmo. O programa permite fazer a verificação dessa lei como se estivéssemos num laboratório de física.
Download
Flash [ 115.57 kB ]

Programa [ 915.56 kB ]

Lei de Ohm
Simulações Ludoteca
Tipo Online



4 – Avaliação

Para esta aula podemos avaliar o novo conhecimento adquirido pelos estudantes, entregando aos alunos uma lista de exercícios para que possam resolvê-los empregando esses novos conceitos por eles estudados.

5 – Bibliografia
Sampaio, José Luiz
Física volume único / José Luiz Sampaio, Caio Sérgio Calçada. – 2. ed. - São Paulo: Atual, 2005. – (Coleção ensino médio atual)

Luz, Antônio Maximo Ribeiro da
Física: volume único / Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarenga Álvares. – São Paulo: Scipione, 2003. – (Coleção De olho no Mundo do trabalho)

Gaspar, Alberto
Física, volume único: Alberto Gaspar, Sidnei Moura, Paulo Manzi. – 1. ed. – São Paulo : Ática, 2005.

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