quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projeto

COLÉGIO ESTADUAL DR. ONÉRIO PEREIRA VIEIRA
PROJETO
FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA
“Valorizando e interagindo conhecimentos”
Quirinópolis

REALIZAÇÃO

O respectivo projeto será realizado pelo Colégio Estadual Dr. Onério Pereira Vieira e coordenado pelos Professores Sebastião Cândido das Dores, Aline Costa Alves Cândido e Simone Carvalho França Borges.


I - JUSTIFICATIVA

Há milênios o homem tem buscado explicação para sua existência no planeta Terra. Em suas buscas, conseguiu desenvolver técnicas de manipulação dos recursos que a natureza lhe oferece para melhor qualidade de vida. Assim, se viu em meio a um fascinante mundo com as mais diversas formas de vida e os mais variados tipos de matéria. Tudo isso lhe despertou ainda mais a curiosidade e a vontade de descobrir e criar objetos que pudesse auxiliar em suas atividades diárias, como por exemplo, a invenção da roda.
Atualmente, o homem, mais evoluído, consegue construir e produzir infinitas variedades de substâncias com tão pouca variedade de elementos encontrados na natureza, com rearranjos fantásticos e impressionantes. Porém, o mais importante é que tais conhecimentos são deixados de geração a geração como estimuladores de busca e aperfeiçoamento. Não é à toa que essa busca tem deixado o espírito de competitividade entre os homens, que cada vez mais cedo se vê mergulhado a um novo modelo social. E a educação exerce papel fundamental para a interação crítica entre individuo e sociedade.
“A nova sociedade, decorrente da revolução tecnológica e seus desdobramentos na produção e na área da informação, apresenta características possíveis de assegurar à educação uma autonomia ainda não alcançada. Isso ocorre na medida em que o desenvolvimento das competências cognitivas e culturais exigidas para o pleno desenvolvimento humano passa a coincidir com o que se espera na esfera da produção” (PCN – Ensino Médio, 1999).
Neste contexto, vemos a necessidade de desenvolver atividades que levem os alunos a despertar o interesse em realizar atividades que os façam interagir conhecimentos práticos aliados às necessidades sociais. Destas atividades a serem realizadas destacamos a Feira de Ciências na Escola que, além de propiciar momentos de descontração, servirá como estimulador da busca do conhecimento teórico e prático. Podemos ressaltar, ainda, momentos de interação entre professores, gestores, coordenadores, agentes administrativos e todos aqueles envolvidos com o processo ensino-aprendizagem, sem os quais não será possível a realização do projeto.
II – OBJETIVOS
• Através da realização da feira de ciências na escola pretendemos estimular a interatividade aos alunos e professores, valendo-se de estratégias democráticas e da interação entre as culturas.
• Promover a diversidade cultural e estimular posturas individuais e coletivas através do incentivo à busca do conhecimento.
• Promover momentos de descontração através de experiências propostas pelos alunos.
• Desenvolver o interesse dos alunos pela iniciação cientifica.
• Quebrar a rotina do cotidiano vivenciado na escola.
• Aplicar as viabilidades dos recursos midiáticos na demonstração de experiências e pesquisas.


III – CONTEÚDO
• A química no cotidiano.
• Biologia e os seres vivos.
• Meio ambiente
• Trabalho individual e coletivo.
• Enfoques tecnológicos.
• As mídias na escola
• A Física no cotidiano.
• A história das ciências.
• A importância da Matemática e das Línguas nacional e estrangeira.

IV – METODOLOGIA

Os trabalhos serão dirigidos por professores da Escola e executado pelos alunos contando com o auxilio dos demais funcionários, pois só assim garantimos o envolvimento de toda comunidade escolar. Será um trabalho prático, dando aos participantes uma nova forma de ensinar-aprender a educação. A escola será mediadora de idéias onde todos seguirão um mesmo ideal. Esse trabalho terá o envolvimento de todas as ciências (Geográficas, Exatas, Biológicas e Humanas), como forma de despertar e descobrir talentos que há na escola e que não são conhecidos, além da interação com o espaço físico, pois a escola faz parte da vida do aluno. Serão apresentadas várias experiências em diversos ambientes com finalidade educativa e uma ampla gama de métodos para transmitir os novos conhecimentos, enfocando principalmente as atividades práticas e as experiências pessoais. Os alunos poderão ainda apresentar seus trabalhos em forma de maquetes, painéis etc.

VII – CRONOGRAMA
• Previsto para 2011

VIII – AVALIAÇÃO

Propomos fazer uma avaliação contínua das atividades desenvolvidas de forma participativa, ou seja, avaliaremos progressos e percas dentro da evolução do projeto buscando melhorias em todos os aspectos para o grupo e colhendo sugestões, multidisciplinarmente.

Nestes aspectos podemos enumerar a avaliação sob forma de:
• Participação;
• Assiduidade;
• Respeito ao grupo;
• Interação;
• Relacionamento;
• Progressos;
• Alcance dos objetivos propostos.

IX – RECURSOS MATERIAIS
Materiais disponíveis Materiais necessários Materiais pedidos
Papel para impressora Papel para impressora
Tinta para impressora Tinta para impressora
Livros Livros
CDs e DVDs Reagentes químicos
Laboratório de informática Cartolinas
Câmera fotográfica Revistas científicas
Filmadora Câmera fotográfica
TV e vídeo Filmadora
Aparelho de som TV e vídeo
Aparelho de som


X – BIBLIOGRAFIA
Regina Azenha Bonjorno.../[et al]. Física Completa: volume único; ensino médio/ 2. ed. – São Paulo: FTD, 2001.
Amabis, José Mariano, Martho, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna: volume único; ensino médio/2. ed. – são Paulo: Moderna, 1997.
Fonseca, Martha Reis da, Química integral: ensino médio : livro único – Nova ed. – são Paulo: FTD, 2004.
CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação, Editora Cultrix, São Paulo, 1986.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida, Editora Cultrix, São Paulo, 1997.
CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel Darcy de (et. Al). “A vida na escola e a escola da vida”. 34 ed. São Paulo: Vozes, 1999.

GERALDI, João Wanderley. “Portas de Passagens”. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GUERRA, Martha de Oliveiras, CASTRO, Nancy Campi de. “Como fazer um projeto de pesquisa”. 3º ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 1997.

Parâmetros Curriculares Nacionais. “Nova Escola Edição Especial” de 5° a 8° série.
VOLPATO, Gilson Luiz. “Ciência: da Filosofia à Publicação”. 3° ed. Jaboticabal: Funep, 2001.

Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia – Brasília: Ministério da Educação, 1999.


VIEIRA, João Luís de Abreu. “Texto Básico de Educação Ambiental para Primeiro e Segundo Graus”.

CONSUMO SUSTENTAVEL: Manual de Educação, Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005.160 P.

Cury, Augusto Jorge, 1958- Pais Brilhantes Professores fascinantes / Augusto Jorge Cury. – Rio de janeiro: sextante 2003.

Revistas Nova Escola – edições diversas.

Sites diversos da Internet.

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