sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tecnologias na escola


Data Show

Utilizado pela maioria dos professores, em suas aulas, para dinamizar suas aulas e torná-las mais atraentes e menos cansativas.

Sugestão de aula

Nas sugestões de aula do site do portal do professor, encontrei uma aula sobre potência elétrica.

A aula é a seguinte:

Modalidade- Ensino Médio

Componente curricular – Física

Tema- Equipamentos elétricos e telecomunicações


Potência elétrica


Observei que esta aula seria viável para o aluno, pois trata o tema de maneira clara, objetiva e contextualizada com sua realidade. A proposta da aula leva os alunos a realizarem pesquisas, entrevistas, construírem tabelas e a utilizarem os recursos tecnológicos para simulações dos conceitos sobre potência elétrica e sendo assim, eles poderão ter condições de realizarem seus próprios conhecimentos. A estrutura da aula poderia ser dividida em 3 aulas para melhor fixação do conteúdo para os alunos.


Quem sou eu como professor e aprendiz

Sou uma professora inovadora, sempre tentando aguçar a curiosidade dos alunos através de reportagens interessantes, vídeos e simulações de alguns experimentos dos conteúdos trabalhados. Busco preparar meus alunos para utilizarem os novos sistemas culturais de representação do pensamento. Sempre interajo com os alunos e considero importante as idéias que os alunos trazem da sua vida e também suas opiniões sobre os assuntos discutidos, com isto, sempre aprendo com os alunos e fazemos uma troca de experiências.

Procuro estar atualizada quanto as mudanças na pratica educacional e na medida do possível busco mudanças na forma de ensinar ao meu aluno para que melhore o processo ensino-aprendizagem. Acredito que todas as mudanças a principio assusta, mas procuro analisar com calma e extrair as importâncias deste processo de mudança na educação para que eu possa melhorar cada dia mais como educadora.

Educação a distância

O que é educação a distância.


Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. (José Manuel Moran)





A educação a distância é uma possibilidade fantástica de acesso a formação profissional em lugares que não possui universidades ou não oferecem alguns cursos. Nele o aluno poderá organizar seu tempo de forma a conciliar trabalho/estudo.
A educação a distância é uma nova modalidade que se surge para atender as novas mudanças na sociedade, sendo necessário a utilização dos recursos midiáticos juntamente com o currículo de um curso presencial para não deixar de lado a qualidade e compromisso de um curso superior.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as tic's

Olá, este blog será uma das ferramentas de interação entre professores, para uma troca de informações sobre as novas tecnologias na educação visando melhorar cada dia mais nossa prática pedagógica.