terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lista de exercícios sobre corrente elétrica


Atividades:

1) Calcule a intensidade de corrente elétrica em um fio condutor de cobre, sabendo que uma carga de 48C atravessa a seção transversal do fio em 6 segundos.

2) Um condutor metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante de 10A . Determine a carga elétrica e o número de elétrons que atravessam a seção transversal do fio condutor em 20 segundos.

3) Calcule a intensidade de corrente elétrica em um condutor metálico, em que uma carga de 67,5C atravessa a seção transversal em 5 segundos.

4) Sabemos que a corrente Elétrica é produzida pelo movimento de cargas elétricas em certos materiais e que os metais são conhecidos como bons condutores de corrente elétrica. Das afirmações abaixo, apenas uma é verdadeira. Assinale-a.

a) Em um metal, a corrente elétrica é produzida pelo movimento dos prótons e elétrons de seus átomos.
b) Na passagem de corrente elétrica em um metal, os elétrons se deslocam para a extremidade onde o potencial elétrico é menor.
c) Na passagem de corrente elétrica em um metal, os elétrons se deslocam no mesmo sentido que os prótons.
d) Em um metal, os elétrons são os únicos responsáveis pela condução de eletricidade.

5) Ao acionar um interruptor de uma lâmpada elétrica, esta se acende quase instantaneamente, embora possa estar a centenas de metros de distância. Isso ocorre porque:

a) a velocidade dos elétrons na corrente elétrica é igual à velocidade da luz.
b) os elétrons se põem em movimento quase imediatamente em todo o circuito, embora sua velocidade média seja relativamente baixa.
c) a velocidade dos elétrons na corrente elétrica é muito elevada.
d) não é necessário que os elétrons se movimentem para que a lâmpada se acenda.